Venezuela Pede Extradição De Ex-Aliado De Chávez


A Venezuela pediu aos Estados Unidos a extradição de Alejandro Andrade, ex-secretário do Tesouro no governo de Hugo Chávez (1954-2013).


Andrade está sendo processado nos EUA e admitiu ter recebido US$ 1 bilhão (R$ 6,85 bilhões) em propina, por facilitar a compra ilegal de dólares a valores abaixo do mercado.

"Esperamos que os EUA entreguem à Venezuela este delinquente internacional", disse o procurador-geral do país, Tarek Saab.


O procurador revelou ter pedido a captura de Andrade à Interpol. "Este cidadão vive nos EUA, desfrutando uma doce vida de uma maneira brutal, grotesca e repugnante", afirmou.

A partir de 2003, o governo venezuelano passou a vender dólares com forte subsídio. No mercado negro, a moeda americana tem valor até 3o vezes maior. Com isso, pessoas com acesso privilegiado conseguem comprar dólares a preço baixo e revendê-los com grande lucro.

Essas transações ilegais geraram ganhos que permitiram ao ex-secretário comprar itens como 17 cavalos, 35 relógios de luxo, 12 carros e seis casas na Flórida.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!