Traficante El Chapo é Condenado e Pode Pegar Prisão Perpétua.


O traficante mexicano Joaquín Guzmnán Loera, conhecido como El Chapo, foi considerado culpado nesta terça-feira (12) por dez acusações criminais, entre elas tráfico de drogas, e agora pode ser sentenciado à prisão perpétua, no fim de um julgamento que durou quase três meses em Nova York.


A condenação encerra um reinado de violência e corrupção de um traficante que passou anos escapando da lei enquanto continuava acumulando poder e riqueza com o império que construiu ao longo dos anos e por meio do qual enviou toneladas de drogas aos Estados Unidos.

+ Câmeras de rodovia podem ajudar a desvendar acidente com Boechat

+ Congresso dos EUA chega a acordo prévio para evitar novo shutdown

El Chapo ficou conhecido pelo alcance do Cartel de Sinaloa, que, segundo os procuradores responsáveis pelas acusações, era a "maior e mais prolífica organização de tráfico de drogas do mundo".

Ele também protagonizou fugas ousadas de prisões mexicanas, entre elas vez em que escapou de um presídio de segurança máxima, em 2015, após cavar um túnel de dentro de sua cela.

O criminoso foi perseguido e preso novamente, e então extraditado aos EUA, onde enfrentava diversas acusações federais em vários locais.

A decisão do júri foi tomada depois de mais de uma semana de deliberações na corte distrital federal do Brooklyn, onde os procuradores apresentaram inúmeras evidências contra o líder do cartel, entre elas depoimentos de 56 testemunhas - 14 das quais trabalharam com El Chapo em algum momento. Com informações da Folhapress.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!