Gêmeas Que Nasceram Unidas Pela Cabeça Voltam Para Casa, No Ceará.



Após um ano e um mês afastadas de casa, as gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos e 8 meses, que nasceram unidas pela cabeça, deixaram Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) e voltaram para o Ceará.


A família viajou para Fortaleza nesta sexta-feira (29) depois de uma epopeia que teve início em fevereiro do ano passado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, quando foi feita a primeira das cinco cirurgias que resultaram na separação das duas.

+ Prisão na Grande BH é esvaziada após aumento de risco em barragem

A cirurgia final ocorreu em outubro, e desde então elas passaram por reabilitação que incluía terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia, além de acompanhamento psicológico e médico.

Após terem recebido alta em 7 de dezembro, a família pretendia passar o Natal em Ribeirão Preto, com amigos que foram feitos na cidade, e voltar para o Ceará no dia 26.

Foi preciso, porém, adiar a ida devido à cicatrização de um procedimento de enxerto pelo qual uma das meninas passou. Ambas estão bem.

A família mora em Patacas, distrito de Aquiraz, na região metropolitana de Fortaleza, mas ficou durante todo o período de procedimentos cirúrgicos em Ribeirão.

No Ceará, as irmãs serão acompanhadas pelo neurologista Eduardo Jucá. Ele levou o caso ao hospital paulista e integrou a equipe responsável pelas cirurgias.

O caso de Maria Ysabelle e Maria Ysadora é único na história da medicina brasileira e envolveu, em sua última cirurgia, cerca de 40 profissionais na equipe médica. Entre eles estava o neurocirurgião americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, de Nova York, considerado um dos maiores especialistas do mundo no assunto.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!