'Brexit Sem Acordo é o Cenário Mais Provável', Diz União Europeia.



O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta terça-feira (2) que é mais "provável" que o Reino Unido deixe o bloco sem um acordo. Em Bruxelas, Barnier comentou que apenas um "voto positivo" na Câmara dos Comuns" evitaria um "hard Brexit" em 12 de abril.


Portanto, o cenário de um "divórcio" sem acordo está agora mais próximo agora.

"Nunca quisemos o cenário sem acordo. Mas a União Europeia já está pronta. Fica mais claro a cada dia", disse o negociador. A declaração vem um dia depois da nova votação inconclusiva por parte do Parlamento britânico, que nesta segunda-feira (1º) rejeitou quatro alternativas ao acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May.


Barnier também elencou possíveis soluções para a saída do Reino Unido da UE: chegar a um acordo esta semana sobre o entendimento proposto por Theresa May; ou a uma variação dessa proposta; ou encarar uma saída sem acordo; ou então a extensão do Artigo 50, este que, na sua opinião, necessitaria de forte justificativa.

O jornal "The Guardian" publicou que, de acordo com os sinais que a União Europeia tem enviado, um adiamento para depois de 12 de abril, ou 22 de maio, só seria possível em caso de convocação de eleições antecipadas, ou com a realização de um segundo referendo sobre o Brexit.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!