Itabuna sedia Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa




Teve início na manhã desta quinta-feira (04), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a 1ª Conferência Territorializada Litoral Sul dos Diretos da Pessoa Idosa. O evento que está sendo realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do idoso, tem como tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A expectativa é que o encerramento ocorra às 18 horas, com a eleição dos delegados que irão representar o Litoral Sul na Conferência Estadual.

Reunindo diversas personalidades e representantes de diferentes categorias que trabalham na defesa dos direitos da população idosa, a abertura da Conferência foi marcada por uma programação que alternou discursos, informação e apresentações culturais, como o recital de poesias realizado pelo Clube dos Poetas do Sul da Bahia. Ainda na abertura, a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma homenageou a professora Zélia Lessa, que aos 92 anos compareceu à Conferência para receber as homenagens pela contribuição ao desenvolvimento de Itabuna.

Em sua fala que deu início aos trabalhos do dia, Sandra Neilma agradeceu a presença de representantes de diferentes cidades que, segundo ela, enriquecem as propostas e fortalecem a rede que garante os direitos dos idosos. “É importante essa contribuição de todos, pois ninguém melhor que vocês (conferencistas) para reivindicar e propor medidas, olhando também aqueles que não podem estar aqui, mas que sofrem diversos tipos de violações e que precisam do auxílio de todos nós, representantes legais, para fazer valer as leis vigentes”, pontuou.

Ao relatar o trabalho diário da SAS para superar as dificuldades, promovendo e fazendo fazer valer as garantias de direitos aos idosos, crianças e adolescentes, Sandra Neilma destacou o trabalho do prefeito Fernando Gomes, “sempre pautado na defesa dos idosos, procurando executar obras e ações direcionadas a essa população que tanto contribuiu com o desenvolvimento do nosso município”, disse.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sara França Spínola, enfatizou a importância e o papel da sociedade enquanto agente transformador, no sentido de provocar, através de eventos como a Conferência, a ampliação do debate focado na defesa da pessoa idosa. “É uma alegria participar deste momento e saber que os trabalhos de hoje irão fortalecer a atuação de cada um na defesa desses direitos constitucionais”, comentou.

A abertura da Conferência teve continuidade com a realização da Palestra Magna, ministrada pela psicóloga Eurísa Maria de Santana. Na sequencia, foi formada uma mesa de debate mediada pelo sociólogo e antropólogo, Miguel Arturo Chamorro Vergara, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Conferência segue com sua programação durante toda a tarde, com os trabalhos em grupos divididos por Eixos e Sub-Eixos para definição das propostas a serem levadas à Conferência Estadual. No Eixo 1, serão será discutido os “Direitos Fundamentais na Construção / Efetivação das Políticas Públicas”, com sub-eixos nas áreas de: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia , Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. No Eixo 2, será abordado o tema “Educação: assegurando direitos da emancipação humana”.

Já no Eixo 3, os conferencistas irão debater o “Enfrentamento da Violação de Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, e por fim, no Eixo 4, a discussão se dará em torno dos “Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas”. Após conclusão dos trabalhos, haverá ainda a realização de plenárias para discussão e aprovação das propostas e eleição de delegados que representarão o Litoral Sul na etapa estadual da V Conferencia dos Direitos da Pessoa idosa.

________________________________________

Prefeitura Municipal de Itabuna
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!