Una: Zé Pretinho busca aproximação com a ex-prefeita Diane e o capitão Carlos



Na última quinta-feira, 11, a reportagem do BG encontrou por acaso, na Praça 2 de Julho, em Ilhéus, o ex-prefeito de Una, José Bispo dos Santos, o popular Zé Pretinho.

Líder político de importância eleitoral em Una, ele comentou a suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos, conforme decisão do juiz federal Lincoln Costa, publicada neste blog no dia 13 de março.

O magistrado acatou denúncia do Ministério Público Federal que acusou o ex-prefeito de utilizar verbas da educação (FUNDEB), quase R$ 36 mil, sem comprovar o destino correto. Segundo o MPF também houve desvio de finalidade.

Zé Pretinho nos disse que foi condenado injustamente e à revelia. “A justiça não me encontrou para me intimar e todo mundo sabe onde eu moro. Não estou inelegível. Só um tribunal pode fazer isso e eu já recorri”, explicou.

Ainda prefeiturável, disse que o cenário de Una vai estar aberto nas eleições municipal de 2020 e que tentará uma aproximação com a ex-prefeita Diane Rusciolelli e o capitão Carlos, lideranças que também fazem oposição ao prefeito Tiago Birschner (PP).

Ao ser perguntado sobre os erros do passado, que propiciaram o retorno da família Birschner ao comando de Una, Zé Pretinho admitiu arrependimento, “eu mesmo tirei e eu mesmo coloquei aquele povo de volta, por isso paguei um preço caro”.

Prefeito a partir de 2005 até fevereiro de 2008, Zé Pretinho foi afastado devido a irregularidades em empréstimos consignados de servidores municipais.

Em 2016 tentou retornar ao comando da prefeitura e obteve 23.49 % dos votos válidos. No mesmo pleito, Diane tentou a releição, mas só conseguiu 25.54% e o capitão Carlos teve 12.17%. Tiago Birschner venceu a eleição com 38.04%.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!