Acúmulo De Cloro Pode Ter Provocado Alterações Na Qualidade Da Água Em Bairros De Salvador, Região Metropolitana E Reconcavo.


Pelo menos 78 localidades de Salvador e outros oito municípios da Região Metropolitana e Recôncavo Baiano estão passando por racionamento por conta de alterações na qualidade da água distribuída pela Embasa. Uma reportagem do Correio* mostrou relatos de moradores que sentiram coceira no corpo e ardência nos olhos ao entrar em contato com a água de torneiras.

Ainda de acordo com o Correio*, desde o final de semana, o problema afetava moradores de sete bairros de Salvador, como Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras e Itapuã, além de dois bairros de Lauro de Freitas. A Embasa informou ontem que precisou reduzir a oferta de água “para corrigir a alteração temporária das características da água”.

A medida teve que ser tomada, segundo a empresa, “devido às fortes chuvas que caíram nos mananciais do sistema de abastecimento e que mudaram a composição da água”. A Embasa diz que o racionamento vai durar até que a água volte à normalidade.

A suspeita é que tenha ocorrido um pico na quantidade de cloro e que isso tenha afetado o Potencial Hidrogeniônico (PH) da água. Ontem (16), equipes da Vigilância Ambiental de Salvador estiveram nos bairros afetados e coletaram amostras da água. O coordenador da pasta, Ricardo Lourenço, informou que os testes apontaram aumento na quantidade de cloro, mas o teor estava dentro do que é exigido pelo Ministério da Saúde.

Segundo apurou o Correio*, Lourenço acredita que a concentração maior de cloro tenha provocado reação em pessoas com maior sensibilidade, mas não descarta a possibilidade de que o acumulo estivesse maior que o permitido.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!