Ibicaraí - Secretaria Municipal de Saúde dá início a construção de um plano de contingência para a prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya



A Secretaria de Saúde do município de Ibicaraí, através de sua equipe de Vigilância Epidemiológica, deu início no último dia 03 de maio, a construção de um plano de contingência para prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya, mediante Levantamento Rápido de Índices e Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) 2019. O município de Ibicaraí apresentou um resultado de 10.7%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados pelos agentes de combate às endemias 10 casas estavam infestados com larvas do mosquito transmissor das três doenças.

O Coordenador de Endemias, Demétrio Castro, apresentou à secretária de Saúde, Jamylly Silva, as estratégias do trabalho de campo como forma de reforçar o controle. Na oportunidade, a secretária convocou todos os agentes de endemias para trabalhar no campo de forma direta no combate ao vetor. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Suely Gama, nenhum caso das doenças foi confirmado este ano. Porém, ressaltou a importância das notificações nas unidades de saúde e hospital, alertando que a população deve procurar a unidade de saúde em quaisquer dos sintomas: Febre, Dor de cabeça, Mal-estar, Dor nas articulações, Manchas vermelhas e erupções na pele, Náuseas e vômitos.

A secretária de Saúde Jamylly Silva finalizou a reunião pedindo o empenho de todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde, para evitar o adoecimento da população. "Aproveito essa oportunidade para solicitar o empenho de toda população, para verificar em suas casas e quintais possíveis locais onde o vetor pode se proliferar: garrafa PET, vidros, baldes, casca de ovo, ralos, vasos de plantas, tanques, piscinas, cisternas, lixeira, entre outros. Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, Zika e Chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e os dos vizinhos. Agradeço ainda ao nosso gestor Lula Brandão todo o apoio que tem nos dado para alcançarmos um melhor desenvolvimento nesse importante trabalho de prevenção à saúde e à vida da nossa população", disse Jamylly.



Assessoria de Comunicação – Ibicaraí
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!