MEC Diz Que Vai Avaliar Alfabetização De Crianças Por Amostra.


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta quinta-feira que a alfabetização de crianças será avaliada por meio de amostra este ano. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o exame havia sido cancelado completamente pela gestão do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Depois de intensa repercussão negativa, já que a alfabetização é considerada etapa crucial para o desenvolvimento escolar do aluno, a gestão de Jair Bolsonaro (PSL) voltou atrás.

Até a última prova, em 2016, os exames de leitura, escrita e matemática tinham sido aplicados para todas as crianças do 3o ano do ensino fundamental. Agora, haverá uma amostra de escolas públicas e privadas e o ano avaliado será o 2o, ou seja, crianças de 7 anos e não mais de 8. Essa última mudança já havia sido pedida pelo governo anterior, de Michel Temer (MDB). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula que as crianças devem estar alfabetizadas até o fim do 2o ano.

Questionado sobre a possibilidade de a mudança afetar a comparação entre os anos avaliados, ou seja, não permitir saber se as crianças do País melhoraram ou pioraram seu desempenho, o ministro disse que a série histórica já estava prejudicada. Isso porque, segundo ele, serão agora usados os novos parâmetros da BNCC, algo que não era considerado anteriormente porque ela foi aprovada em 2017. Mas, de acordo com Weintraub, a ideia é ter, em breve, a volta da avaliação censitária.

“O objetivo é fazer universal e uma vez por ano. É importante para o País conhecer individualmente cada uma das crianças da rede”, disse. “Se eu pudesse, eu faria universal. Mas a gente está chegando. A gestão Bolsonaro tem apenas quatro meses”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!