HPA: a Substância Cancerígena ‘Invisível’ Do Petróleo Que Atinge o Nordeste.



Foi no fim de agosto que os nordestinos começaram a perceber um fenômeno estranho em suas praias: a presença de um óleo preto que manchava tanto as águas quanto a areia dos locais. Agora, meses após a primeira observação, as autoridades esclareceram alguns riscos que rodeiam nove estados diferentes dessa parte do Brasil.

Apesar de ainda não se saber ao certo a origem da substância — a Polícia Federal acusa uma empresa grega —, os pesquisadores determinaram que o óleo é um derivado do petróleo que não é produzido no Brasil. Análises do material realizadas por universidades federais e pela Marinha mostram que ele é extremamente tóxico e prejudica a saúde de animais e pessoas que entram em contato com ele.




De acordo com Ícaro Moreira, professor no Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), existem dois tipos de contaminação possíveis: a aguda e a crônica. A primeira ocorre a curto prazo e já está sendo observada em banhistas e voluntários que tentam limpar as praias. A crônica, por sua vez, está relacionada com o contato com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que têm potencial de causar câncer.

Contaminação aguda
“Essa exposição de curto prazo tem efeitos causados por inalação, ingestão ou assimilação (através da pele). Os efeitos da intoxicação são dores de cabeça, náuseas, vertigens, mal-estar e, em alguns casos, diarreia”, explica o especialista, em entrevista à GALILEU.


O problema também está impactando a vida marinha. De acordo com o Ibama, até o dia 31 de outubro, 110 animais foram encontrados cobertos pelo óleo. Desses, 81 já estavam mortos ou morreram por intoxicação.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!