Óleo Volta a Atingir Alcobaça, Localizado Em Um Dos Polígonos De Abrolhos.



Foi relatada na manhã desta quarta-feira (6) a chegada de novas manchas de óleo em Alcobaça, município localizado em um dos polígonos de proteção do arco de recifes costeiros do Parque de Abrolhos. Não há a estimativa, até o momento, da quantidade da substância que chegou ao local.

A chegada de uma nova leva de petróleo cru, relatada pelo jornal Correio, que obteve a informação do biólogo Rodrigo Leão de Moura, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos coordenadores da Rede Abrolhos, já era prevista com o início da maré de sizígia, que gera mais força na circulação das correntes marítimas.

As visistas ao Parque de Abrolhos, que abriga a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul, já estavam suspensas até o dia 14 de novembro. A suspensão ocorreu no último domingo (3), um dia depois dos primeiros relatos de chegada do óleo ao Arquipélago de Abrolhos.

O Parque é constituído por dois polígonos: um que protege o arco de recifes costeiros localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado e outro que abrange o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara.

O local passa por monitoramento diário com navios da Marinha, drones, mergulhadores, voluntários, embarcações de pescadores voluntários, pesquisandores e ONGs, além da equipe do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!