Caetité-BA: Equipe De Jornalismo Da TV Record Realiza Reportagem Sobre o Alto Número De Casos De Câncer Na Região.


Conforme organizações comunitárias locais, no entorno da mina a população convive com problemas graves ligados à mineração do material radioativo. 




Uma equipe do núcleo investigativo do jornalismo da TV Record de São Paulo, apura a relação entre a mineração de urânio e o crescente número de novos casos de câncer identificados na região de Caetité e Lagoa Real. 


Desde o dia 08 deste mês, a equipe de jornalismo realiza uma série de entrevistas com moradores de diversas comunidades no entorno da usina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), onde está em operação a única mina de urânio da América Latina. A reportagem deve ir ao ar nos próximos dias e ainda não há definição se será exibida no Jornal da Record ou no Domingo Espetacular. “Não há como afirmar que o crescente número de casos de câncer na região tenha ligação direta com a questão da mineração e produção de urânio, mas, conforme as pesquisas que realizamos, e os depoimentos que colhemos, não têm como negar que o câncer tem um comportamento diferente nessa região.


" Disse o jornalista Fabio Menegatti à reportagem do Site Sudoeste Bahia. Polêmica: Conforme organizações comunitárias locais, no entorno da mina a população convive com problemas graves ligados à mineração do material radioativo. Além disso, autoridades denunciam casos de câncer na população local provocados pelo contato com a radiação e danos ainda pouco conhecidos ao meio ambiente. 


De acordo com um relatório da Secretaria de Saúde da Bahia, entre 2000 e 2009, houve pelo menos cinco acidentes e recentemente foi detectada a contaminação da água de poços com alto teorelatório da Secretaria acidentes e recentemente foi detectada a contaminação da água de poços com alto teor do material radioativo. "Há uma incidência muito alta [de câncer] em Caetité, alguns [tipos] possivelmente ligados à mineração de urânio – como câncer de tireóide e de pulmão, mais prováveis graças à emissão de gases tóxicos na mina", disse Letícia Nobre, diretora de Vigilância da Saúde do Trabalhador do governo da Bahia (Divast) em recente entrevista à BBC News Brasil.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!