Líder Indígena Tem Casa Invadida.



A líder indígena Alessandra Korap, do povo mundurucu, teve sua casa invadida em Santarém (PA), dias após denunciar mineradores ilegais e madeireiros em Brasília, informa a Folha.

Alessandra relatou que a invasão aconteceu entre o final da tarde e começo da noite de sábado (30), quando ela saiu de casa acompanhada pelo marido e os dois filhos. Ao retornarem, encontraram a residência arrombada.

Foram levados documentos, tablet, celular e o cartão de memória de sua câmera fotográfica, que foi deixada aberta sobre a cama.

A TV também foi roubada, mas o botijão de gás, um dos itens mais furtados na região, não foi levado.

Neste domingo (1º), a líder indígena tentou fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil, mas foi orientada a retornar na segunda-feira (2), com a justificativa de que, para registro no plantão, é preciso haver flagrante.

No último dia 20 de novembro, Alessandra integrou uma comitiva de aproximadamente 50 mundurucus que viajou a Brasília para denunciar o garimpo de ouro, madeireiros, ameaças de morte contra lideranças e cobrar a demarcação de terras indígenas, cujos processos estão parados.

Um vídeo com uma fala da líder indígena circulou em grupos de WhatsApp de garimpeiros. Alguns escreveram comentários e gravaram áudios em tom de ameaça contra Alessandra.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!