Chuva Perde Intensidade No Fim De Semana.



As pancadas de chuva que caem sobre Salvador deverão continuar nas próximas horas com intensidade de fraca a moderada, informa nesta sexta-feira (3) o Boletim Meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Para o final de semana, a previsão é de variação de nebulosidade com abertura de sol e pouca chance de ocorrência de chuva na capital. Em 72 horas, os maiores acumulados de água da chuva foram registrados em Fazenda Coutos (130,6 mm), Valéria (117,6 mm), e Periperi (110, 6 mm), localidades onde foram registrados alagamentos de área. Neste período, choveu quase o dobre da média histórica esperada para todo o mês de janeiro que é de 82,5 mm.

O período chuvoso teve início na noite do dia 30 para a madrugada de 31, quando foram registrados 55 mm na área da Boca do Rio, o que obrigou a organização do Festival Virada Salvador a cancelar os últimos shows por motivos de segurança.

O temporal decorre de um fenômeno chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que faz com que os ventos nos níveis mais altos da atmosfera girem no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desça para a superfície, provocando chuva.

Nesta sexta-feira (3), os maiores acumulados registrados no intervalo de uma hora concentraram-se na região do Subúrbio, nas localidades de Periperi (58,8mm), Fazenda Coutos (56,4mm), Valéria (53,2 mm), Mirante de Periperi 50,4mm, Palestina (36,2) mm e Praia Grande (35,8).

A Codesal recebeu 210 solicitações até às 15h20 desta sexta. Foram 66 alagamentos de imóveis, três alagamentos de área, 27 ameaças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, 17 ameaças de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, uma árvore caída, uma avaliação de área, 21 imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 45 deslizamentos de terra, dois destelhamentos, um incêndio, oito infiltrações e seis orientações técnicas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!