Cientistas Afirmam Que Existem Quatro Tipos De Envelhecimento.

Já reparou que nem todos envelhecemos à mesma velocidade? Um estudo publicado no periódico científico Nature Medicine aponta que alguns indivíduos podem ser considerados mais jovens ou velhos do que outros de acordo com determinados biomarcadores moleculares – e independentemente da idade biológica.

Segundo os cientistas envolvidos na pesquisa tal deve-se ao processo que ocorre nas moléculas de cada indivíduo.

A pesquisa

Os cientistas seguiram 106 indivíduos saudáveis durante dois anos, realizando análises ao sangue com regularidade e examinando outras amostras biológicas, que revelassem alterações moleculares. Nesse período de tempo foram detectados marcadores novos e outros já conhecidos associados ao envelhecimento.

Posteriormente, a equipe formulou padrões de envelhecimento distintos nos voluntários, chamados ‘ageotypes’ ou ‘tipos de envelhecimento’. Tendo como base para a criação dessas categorias as variantes moleculares de cada pessoa que foram sofrendo alterações gradualmente.

No final do estudo os investigadores concluíram que existem quatro vias biológicas do envelhecimento: imunológico, renal, hepático ou metabólico.

O estudo inédito sugere que segundo o ‘ageotype’, é possível saber, se em anos vividos alguém está mais propenso a vir a sofrer de diabetes, câncer ou doenças coronárias – podendo quem sabe evitar milhões de casos de morte precoce.

Todavia, os cientistas ainda não sabem ao certo como determinadas pessoas têm um ‘ageotype’ ou outro e estão atualmente conduzindo mais pesquisas, de modo a alcançarem um melhor entendimento sobre o tema.