Prefeitura De Ilhéus Apresenta Panorama Das Obras Em Andamento No Município.



A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) do Município de Ilhéus, apresenta um panorama com as obras que estão em andamento na cidade. Ao considerar que o município é um grande vetor de desenvolvimento para o Sul da Bahia, o titular da pasta, Átila Docio, relata que os investimentos realizados contam com a parceria com o Governo do Estado nos últimos três anos na região. 

As inúmeras obras no município são voltadas à cidadania, desenvolvimento e infraestrutura, de acordo com Dócio. A exemplo, a nova Orla Sul, que depois de doze anos de obras paralisadas, o prefeito Mário Alexandre resolveu retomá-las, a fim de fomentar o turismo na área que mais cresce na cidade, além de melhorar a qualidade de vida da população.

“Ilheenses e visitantes já desfrutam de um grande complexo envolvendo beleza, segurança e sofisticação. Instalamos um moderno sistema de iluminação pública, passeios e ciclofaixa. O projeto incluiu serviços de drenagem e pavimentação asfáltica, ações que combinam com a infraestrutura e a mobilidade urbana”, destacou o secretário.

Orla Sul – “Ilheenses e visitantes já desfrutam de um grande complexo envolvendo beleza, segurança e sofisticação. Instalamos um moderno sistema de iluminação pública, passeios e ciclofaixa. O projeto Orla Sul incluiu serviços de drenagem e pavimentação asfáltica, ações que combinam com a infraestrutura e a mobilidade urbana”, destacou o secretário.

No bojo dos investimentos, lembrou que é a primeira vez na história que Ilhéus presta conta de convênios celebrados. “Prestamos conta das obras de requalificação asfáltica no Nossa Senhora da Vitória em sua primeira etapa, que incluiu as ruas do Horto e da Linha, além da pavimentação das ruas Nova Jerusalém, Santa Bárbara e Felicidade no Teotônio Vilela”, disse.

Postos - As obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitscheck, localizada no bairro Malhado (Parque Infantil) também foram computadas na prestação de contas da gestão, assim como as construções das unidades de saúde, Joaquim Sampaio (Avenida Princesa Isabel) e Avenida Esperança.

Outras obras ganharam um novo significado. Quem convive nos altos sabe o valor de transitar com segurança. A atual gestão realizou melhorias dos acessos em diversas escadarias e corredores, ações executadas pela Prefeitura em parceria com a comunidade. Além disso, os serviços de manutenção e obras de contenção de encostas apontadas como prioritárias por estudos técnicos.

Novo ano, mais obras – O titular da Seinfra destacou também que a atuação proativa e firme do prefeito Mário Alexandre ajudou a impulsionar a execução de construções, reformas e pavimentação asfáltica. “Há projetos em andamento para licitar a execução, mas o empenho pessoal do prefeito faz com que esses projetos se tornem realidade na cidade”.

Está em execução a nova etapa da pavimentação da Rua Matriz, no Nossa Senhora da Vitória. De acordo com o órgão, a localidade não recebia os serviços havia 30 anos e a população sofria com a falta de atenção dos governos. Depois de concluídas as obras vão impulsionar a transformação na mobilidade urbana e melhorar o tráfego na área.

Unidades de Saúde – Mais cinco unidades básicas de saúde devem ser entregues também em 2020 para atender a expectativa da população ilheense. São as unidades Herval Soledade (Pontal), Olivença (novo posto), Banco da Vitória (novo posto), São José, na zona norte do município e mais uma unidade no bairro Teotônio Vilela.

Unidades escolares – A conclusão da reforma do Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME) é esperada com ansiedade, com obras em andamento. Estão previstas ainda reformas corretiva e preventiva das escolas Heitor Dias e Perpétua Marques. A Seinfra assegura que as escolas situadas nos distritos devem receber melhorias.

O secretário Átila Dócio citou ainda a conclusão da primeira etapa das obras de fechamento do canal do Malhado. “Esta é uma contrapartida da Embasa que vai beneficiar dois bairros de Ilhéus. A articulação do prefeito garantiu investimentos, vai dinamizar a economia local e promover saúde à população que mora no entorno do equipamento”.

Para 2020 outras obras devem ganhar as ruas da cidade, a exemplo da reforma da Praça Santa Rita, no Alto da Conquista. A Seinfra informou que há um convênio aprovado e já em andamento para execução dos serviços de requalificação do Calçadão Marquês de Paranaguá; das ruas Ernesto Sá e Rodolfo Vieira, no Centro.

Nos altos – Os altos também vão compor o pacote de entregas, entre eles, os altos do Nerival, Palmares e Esperança, iniciativas semelhantes as obras do Alto Formoso, que abrigava um antigo lixão, onde Prefeitura transformou a realidade do local com a eliminação de mais um ponto de lixeira viciada, além de redescobrir um mirante e fazer surgir uma pracinha de convivência.

Ampliação– Em parceria com o Governo do Estado, mais um pacote de melhorias contemplará a urbanização da Orla Sul, incluindo a duplicação de dois quilômetros e seiscentos metros da pista na direção de Olivença, com início na altura do Hotel Opaba até a entrada do Ceplus, no intuito de desafogar o tráfego na rodovia.

O prefeito Mário Alexandre afirmou que existe a expectativa de que o desenvolvimento aconteça por toda a cidade. “Nossa população é crescente e vai impulsionar esse processo, afinal, Ilhéus vive um momento de reconstrução e desenvolvimento com obras que fazem a diferença, e nosso compromisso segue em trabalhar para que isso aconteça”.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!