Mamífero em extinção pode ser possível hospedeiro do coronavírus, dizem cientistas



Pequeno mamífero conhecido por suas escamas, o pangolim pode ter tido um papel intermediário na transmissão do coronavírus, de acordo com as agências de notícias Reuters e France Presse. O animal está ameaçado de extinção. 



De acordo com a publicação, a afirmação é de pesquisadores da Universidade de Agricultura do Sul da China. Eles identificaram o pequeno mamífero como um possível "hospedeiro intermediário" que facilitou a transmissão do vírus que já matou mais de 600 pessoas na China.



"Esta última descoberta será de grande importância para a prevenção e o controle da origem [do vírus]", informou a Universidade Agrícola do Sul da China, que liderou a pesquisa, em comunicado em seu site, segundo o G1. 



No entanto, o professor de veterinária da Universidade da Cidade de Hong Kong, Dirk Pfeiffer, alertou que o estudo ainda não comprova que os pangolins transmitiram o vírus. 



"Você só pode tirar conclusões mais definitivas se comparar a prevalência [do coronavírus] entre espécies diferentes com base em amostras representativas, o que essas quase certamente não são", afirmou Dirk Pfeiffer em entrevista à Reuters. 



Porém, Pfeiffer afirma que ainda é preciso estabelecer um vínculo com os seres humanos através dos mercados de alimentos de Wuhan, considerado o ponto inicial da transmissão do vírus.



PANGOLIM
Apesar de ser protegido pelas leis internacionais, o pangolim é um dos mamíferos mais traficados da Ásia. Sua carne é muito vendida em países como China e Vietnã, e suas escamas são utilizadas na medicina tradicional, segundo a organização não-governamental World Wildlife Fund (WWF).



Em 2016, a Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Selvagens Ameaçadas de Extinção colocou o pangolim em uma lista que proíbe sua comercialização. No entanto, mesmo em extinção, o tráfico ilegal dessa espécie continua aumentando.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!