Lacen-BA amplia equipe e funciona 24h para atender demanda do coronavírus, diz secretário



O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), responsável pela análise laboratorial e diagnóstico dos casos de coronavírus no estado, ampliou as equipes de trabalhou e está funcionando 24h por dia com o propósito de garantir celeridade na análise dos casos suspeitos de infecção por coronavírus na Bahia. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, que visitou a unidade neste sábado, conforme publicou em suas redes sociais.



"Aproveitei a manhã de sábado e fui ao nosso Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen, conferir o andamento das atividades. Por conta da demanda elevada frente ao novo coronavírus, ampliamos horários e equipe. A unidade está rodando 24h", escreveu Villas Boas.



"É no Lacen que são processadas amostras de casos suspeitos do novo coronavírus, além de diversas outras atividades. A gestão @costa_rui [Rui Costa] está comprometida e preparada para diagnosticar e lidar com casos de COVID-19", acrescentou o secretário.



Até a noite desta sexta-feira (13), a Bahia registrou 289 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo sete confirmados (4 em Feira de Santana e 3 em Salvador). Outros 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).



Os casos confirmados em Salvador são de uma mulher de 52 anos, sua filha de 11 anos, com registro de viagem recente à Espanha (estes em isolamento domiciliar); um homem de 72 anos, com viagem recente à Itália, internado em hospital privado, evoluindo bem. O novo caso registrado em Feira de Santana é de um homem de 73 anos, com ligação familiar com os primeiros casos, também em isolamento domiciliar.



Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17 horas da segunda-feira (16).
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!