Ministro da Saúde defende adiar eleições municipais devido à pandemia do coronavírus



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu neste domingo (22) o adiamento das eleições municipais deste ano. Ele teme que as ações políticas prejudiquem as medidas adotadas no combate à epidemia de coronavírus. O Brasil já registra 1.128 casos de pessoas que contraíram o Covid-19, sendo 18 mortes.



"Eu faço até uma sugestão para você discutirem. Está na hora de olhar e falar assim: 'ó, adia, faz um mandato tampão desses vereadores, desses prefeitos'. Eleição no meio do ano é uma tragédia, vai todo mundo querer fazer ação política", afirmou durante a teleconferência com prefeitos de capitais do país.



Na conversa, Mandetta ainda reclamou com o prefeito de Belém, do Pará, Zenaldo Coutinho, sobre a dificuldade de contato com a secretaria estadual de saúde daquele estado.



Além de pedir o adiamento das eleições municipais, Luiz Henrique Mandetta ainda disse que estuda a possibilidade de antecipar a formatura de estudantes de medicina, que estejam no sexto ano e que "falta um mês, dois meses para se formar". A ideia é que os novos médicos possam ajudar no tratamento dos doentes durante a crise.



"Vamos acelerar, esses meninos são jovens. Eles não têm experiência mas eles podem fazer uma parte do atendimento. Eles têm 7.300 horas de capacitação. Faça uma imersão para eles, não para coloca-los no CTI, mas ele pode muito bem ajudar e trabalhar muito com aquela massa que está atrás", disse.



De acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, a medida está sendo discutida com o Ministério da Educação. Inclusive, esta última pasta já havia publicado uma portaria autorizando estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia a fazer estágio em unidades onde poderão auxiliar o combate ao coronavírus no país.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!