Prefeitura organiza forma de acolhimento a pessoas em situação de rua em Itapetinga



Em tempos de pandemia, a prefeitura de Itapetinga tem se preocupado com pessoas vulneráveis, em situação de rua, com poucas condições de cuidarem da saúde. Na tarde desta sexta-feira, 22, as equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde se reuniram para definirem planos de acolhimento dessa população.

Desde abril, a prefeitura executa ações de proteção e amparo. Após reunião com a Defensoria Pública, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com igrejas e associações municipais, vem catalogando as pessoas e distribuindo três refeições diárias. Além disso, as equipes de saúde mental e do CREAS vêm prestando atendimento e apoio, inclusive, para regularização de documentos.

Agora, após liberação de verba federal, a secretaria organiza local para acolhimento desse público. O valor de R$ 284.000,00, disponibilizado no dia 08 deste mês, serão destinados para a compra de EPI, alimentação e para estruturar local e formas de acolhimento.

“Nós temos o plano de ação, chegamos a iniciar as cotações para compras diretas, mas buscando manter isonomia e transparência no trato com o erário público, o nosso gestor sugeriu que continuássemos a fazer as compras através de licitações”, falou a Secretária Virgínia Brito ao afirmar que na próxima semana o local para alojar esses andarilhos estará pronto.
A estrutura para montar essa espécie de alojamento é grande. Serão 10 profissionais, entre seguranças, serviços gerais, cuidadores, assistente social, psicólogo e enfermeiros. A prefeitura irá contratar e capacitar a todos e estabelecer um protocolo para funcionamento do local que será montado no Ginásio de Esportes.

Além disso, será necessária a compra de roupas de cama e banho, lavadora de roupas, material higiene pessoal e limpeza, armários e de tudo mais para montar um dormitório capaz de acolher de forma humanizada e, acima de tudo, humanizada, cuidando de todos os itapetinguenses.
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!