Salvador e mais oito municípios baianos terão antecipação de feriados na próxima semana



Salvador e mais oito municípios baianos terão antecipação de feriados entre segunda-feira, 25, e sexta-feira, 29, em um esforço de tentar baixar a taxa de contágio do coronavírus.

O anúncio foi feito em entrevista virtual pelo governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto. Além da capital baiana, também haverá antecipação dos feriados em Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Candeias, Camaçari e Jequié.

Na segunda e na terça, serão antecipados dois feriados estaduais: o São João, no dia 24 de junho, e a data comemorativa à Independência da Bahia, em 2 de julho,. Em Salvador, o,feriado municipal do 8 de dezembro – dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da capital – será antecipado para quarta..

“Tem alguns municípios dos que listamos que tem dois feriados até o final do ano. Eles vão antecipar para quarta e quinta. E nos municípios onde quinta e sexta não for feriado, faremos através de um decreto paralelo do Estado e de cada prefeitura o fechamento de serviços não essenciais na quinta e na sexta, exceto serviços de saúde, farmácias, supermercados e agências bancárias”, explicou o governador Rui Costa.

Todos esses municípios têm mais de 100 casos confirmados de Covid-19. “Ganhamos cinco dias com baixo ou baixíssimo convívio social nessas nove cidades”, declarou o governador. “A taxa de transmissão em Salvador vem caindo. Está um pouco abaixo dos 6%, mas precisamos de uma queda mais representativa”, acrescentou ACM Neto.

Com isso, Salvador terá uma semana com isolamento social reforçado e ampliado, com o objetivo de reduzir ainda mais a taxa de transmissão do novo coronavírus e diminuir o ritmo de ocupação dos leitos clínicos e de UTI, conforme explicaram, em coletiva virtual realizada na tarde de hoje, o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa.

Rui pontuou ainda que, além de buscar uma queda na transmissão do coronavírus, a medida foi também uma estratégia para evitar viagens no São João. “Tendo feriado, a pressão, ou impulso, ou desejo das famílias irem para o interior seria grande. Sendo na próxima semana, não tem esse apelo”, afirmou o governador.

Os gestores também negaram novamente que a ação seja um lockdown, já que, tecnicamente, isso significaria a proibição de sair de casa por força da lei. Ainda assim, Rui e Neto destacaram a necessidade da população permanecer em casa e afirmaram que haverá fiscalização para coibir aglomerações no período. “Não é hora de passear na orla, de bater baba, de fazer festa em praça”, acrescentou Neto.

O prefeito não descartou adotar toque de recolher na capital, mas ressaltou que a preocupação maior atual é com o fluxo durante o dia. “O problema principal de Salvador vem acontecendo de dia, e não de noite. Nossa principal preocupação é com o movimento diurno. Além disso, temos feito patrulha, blitz, e dezenas de estabelecimentos são fechados todos os dias. Estamos sendo muito rigorosos, coibindo para valer. Caso seja necessário, a gente pode até avaliar essa medida”, completo
Compartilhe no Google Plus

Sobre TRIBUNA DE IBICARAÍ

Informação: esse é o compromisso de todos os dias do Tribuna de Ibicaraí. Um site de credibilidade que tem o orgulho de proporcionar diariamente aos seus leitores informação com ética, qualidade e independência editorial. Atualmente, o Tribuna de Ibicaraí conta com uma equipe que produzem análises consolidadas, apuração com profundidade, contextualização da notícia e abordagem dos fatos como eles realmente acontecem. Essas são as qualidades que fazem do Tribuna de Ibicaraí um site de credibilidade!